quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sobre Meninos e Lobos


Sobre Meninos e Lobos
Titulo original: (Mystic River)
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Laurence Fishburne, Adam Nelson, Emmy Rossum
Duração: 137 min
Gênero: Suspense

Três amigos de 11 anos brincando na rua. Um deles é levado por dois adultos desconhecidos, é abusado sexualmente e fica desaparecido por alguns dias.Cerca de trinta anos se passam e eles são Jimmy, o dono de uma mercearia; Sean, um policial e Dave, um pai de família. Não são mais amigos, enfrentam dilemas pessoais e são atormentados por esse episódio ocorrido no passado.
Até que acontece um homicídio que faz com que eles se reaproximem. Além dos três, outra personagem importante na trama é Celeste, a esposa de Dave, que sofre com a profunda tristeza do marido. Os diálogos do filme são precisos e, em vários momentos, nos fazem refletir a respeito de temas citados pelos personagens. O elenco é um dos melhores já reunido, Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden e Laura Linney. Sean Penn foi premiado como melhor ator e Tim Robbins, melhor ator coadjuvante no Oscar 2004. Até o título em português, Sobre Meninos e Lobos me agrada muito mais do que o original, dá mais ênfase à temática abordada. O talentosíssimo Clint Eastwood é quem dirige esse filme. Além de sua carreira admirável como ator, ele é um dos diretores mais respeitados e elogiados na atualidade. Recordo-me agora de uma de minhas passagens preferidas de O Clube do Filme, que diz “Adoro o fato de Clint nunca dizer ‘Ação!’ quando dirige um filme. Ele diz calmamente, em voz baixa: ‘Quando estiverem prontos.’” Acho isso incrível, não é a toa que ele acumula tantos elogios. Seus filmes são fortes, nada superficiais e com uma carga dramática que ajuda a delinear o perfil dos personagens.
Sobre Meninos e Lobos trata da violência presente na sociedade e, somado à competência do diretor, torna-se extremamente real. Inquietante e inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.