sábado, 18 de dezembro de 2010

Trilogia dos Dólares

Trilogia dos Dólares
Lá pelos idos da década de 60, um cineasta italiano chamado Sergio Leone, após participar como assistente e diretor em alguns épicos, inicia sua trajetória no estilo western. Seus filmes iniciam uma espécie de subgênero dos faroestes conhecida como western spaghetti. Referência à influência italiana de diretores, câmeras, produtores, etc. no cinema de hollywoodiano. Alguns filmes chegaram a ser filmados na Espanha e produzidos na Itália.


A trilogia dos Dólares conta com os seguintes filmes:

Por um Punhado de Dólares (A Fistful of Dollars, Per un pugno di dollar, 1964)
Um pistoleiro sem nome chega a San Miguel, uma cidade mexicana próxima a fronteira com os EUA. É dividida por duas gangues rivais, os Rojos contrabandistas de bebidas e os Baxters de armas. Com apoio do velho Silvanito, ele se aproveita desta rivalidade para enriquecer atuando para os dois grupos, ao mesmo tempo em que procura ajudar Marisol, forçada a ser amante de Ramon Rojo. (fonte: Wikipédia)

Por uns Dólares a mais (Per qualche dollaro in più, For a Few Dollars More, 1965)
O pistoleiro sem nome é um caçador de recompensas que irá em busca de El Indio, um perigoso bandido, que também está sendo procurado pelo coronel Douglas Mortimer, outro caçador de recompensas. Sem conseguir capturar o bandido nem eliminar o rival, eles decidem unir forças e se infiltrar no bando de Indio. (fonte: Wikipédia)

Três Homens em Conflito (The Good, The Bad & The Ugly, Il buono, il brutto, il cattivo, 1966)
Em plena Guerra Civil Americana, três homens, Tuco, Blondie e Angel Eyes, buscam um tesouro enterrado em um cemitério, mas cada um deles apenas tem conhecimento de uma parte do mapa, em suas cabeças, e um depende do outro para chegar ao tesouro. Para isso, não há limites para trapaças e tentativas de um sobrepujar o outro em seu intento. (fonte: wikipédia)

Foram esses três filmes que apresentaram Clint Eastwood ao mundo e também o consagraram como ator de filmes de ação. Também consagraram Lee Van Cleef como o eterno vilão.

A trilha sonora da trilogia é assinada por Ennio Morricone, outro brilhante italiano que fez, em minha opinião, as melhores trilhas do cinema.
Para motivá-los a ver todos os três, fiquem com o tema de Três Homens em Conflito de Ennio Morricone. Um abração e até a próxima onde falarei do melhor filme de Leone: Era Uma Vez no Oeste. Filme que definitivamente escreveu seu nome na história do cinema mundial. Obra prima e na minha opinião, o melhor western já feito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.