segunda-feira, 7 de março de 2011

Romeu + Julieta


Romeu + Julieta
Título original: Romeo + Juliet
Lançamento: 1996 (EUA)
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Leonardo DiCaprio, Claire Danes, Zak Orth, Jamie Kennedy
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama

Baz Luhrmann é um daqueles diretores cujos filmes as pessoas amam ou odeiam, não tem meio termo. Talvez pela estética carregada ou pela interpretação meio teatral dos atores. Entre eles estão Vem Dançar Comigo e Moulin Rouge, além do ótimo Romeu + Julieta.
A história deste já é conhecida, mas nessa adaptação de 1996, Baz Luhrmann trouxe novos elementos, transportando-a para a contemporaneidade e agitação da fictícia Verona Beach. O filme já começa com um embate entre as duas gangues rivais.
Uma formada pelo primo de Julieta, Capuleto, e os amigos dele e outra pelos ‘defensores’ de Romeu Montecchio. Apesar de truculentos são muito estilosos. Tebaldo Capuleto e seus amigos têm um visual mais sóbrio, composto principalmente de coletes sem camisa, além de blazers e calças sociais mais ajustadas, empunhando armas com as iniciais de seus nomes. Sem falar dos cabelos que são curtos e muito bem penteados. Romeu e sua turma se vestem de maneira bem mais descontraída, com camisetas florais largas, cabelos pintados de pink e o divertido Mercucio com seus dreads. No baile à fantasia na mansão dos Capuleto, onde Romeu e Julieta se conhecem, a decoração é bem chamativa, com coqueiros iluminados com pisca-pisca pelo jardim; tudo muito brilhante e colorido. Essas características kitsch estão presentes durante todo o filme. Há também muitas imagens de santos, crucifixos, tanto na casa de Julieta, quanto nas tatuagens de Frei Lourenço (amigo de Romeu e da família de Julieta) e do amigo de Tebaldo. Os diálogos são fiéis ao texto original de Shakespeare e juntamente à trilha que inclui Des’ree, Radiohead, Garbage, The Cardigans e Gavin Friday tornam o filme ainda mais especial. A escolha dos atores protagonistas, Leonardo di Caprio e Claire Danes, foi perfeita. Eles estão lindíssimos e convencem como o casal mais apaixonado da literatura universal. A cena em que eles se vêem pala primeira vez é, sem dúvida, uma das mais lindas entre todas que já assisti. Quem já assistiu à versão de Franco Zefirelli e é fã pode se assustar um pouco ao ver tanta modernidade nessa versão de Luhrmann ou, como aconteceu comigo, se emocionar muito e admirar esse belo filme.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.