quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Encontros e Desencontros

Encontros e Desencontros
Título original: Lost in Translation
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Scarlett Johansson, Bill Murray, Giovanni Ribisi, Fumihiro Hayashi.
Duração: 105 min
Gênero: Drama

Filha de Francis Ford Coppola, Sofia é uma cineasta e roteirista que iniciou sua carreira como diretora em 1999 e, desde então, acumulou elogios e prêmios (Melhor filme no
Festival de Veneza por Somewhere, de 2010 e cinco prêmios por Encontros e Desencontros, em 2004, incluindo Oscar, Globo de Ouro e Independent Spirit Awards). É uma admiradora das obras de Federico Fellini e Michelangelo Antonioni. Outro fato interessante é que em três filmes de Sofia há sempre alguma música do Phoenix, banda liderada por seu marido, Thomas Mars. Encontros e Desencontros é seu segundo longa-metragem e é sobre ele que escreverei aqui.
Bob Harris é um ator americano que vai para Tóquio gravar um comercial de uísque. Charlotte é uma jovem americana que também foi pra lá acompanhar o marido fotógrafo, que foi chamado para um trabalho. Bob e Charlotte estão no mesmo hotel e ambos estão entediados. Ele, por passar grande parte do tempo sozinho em seu quarto, ao invés de estar fazendo o que gostaria, atuar em uma peça de teatro. Ela, porque o marido é workaholic, quase não ficam juntos e nem conversam direito. Para ocupar o tempo, ela anda por Tóquio para conhecer um pouco sobre a cidade. Bob e Charlotte se conhecem no bar do hotel, onde ele passa boa parte de seu tempo, e começam a desenvolver uma amizade.
Como disse anteriormente, Sofia é fã do trabalho de Federico Fellini, e, nesse filme, há uma prova disso. Fiquem atentos à cena em que um trecho de La Dolce Vita é exibido. Too young, música do Phoenix, também faz parte da trilha sonora desse filme de Sofia. Eu sempre gostei muito de histórias simples, reais, que me impressionam pela atuação de bons atores (dessa vez, Bill Murray e Scarlet Johansson) e me fazem refletir sobre as coisas mais importantes da vida. É o caso de Encontros e Desencontros, um filme que aborda como a rotina em uma metrópole, em um país diferente do seu, pode gerar isolamento e tristeza, mas também como uma amizade pode fazer com que a cidade pareça mais atraente e a vida bem mais divertida.


Alguém fez uma montagem legal no youtube e eu coloquei aqui no blog: Lost in Translation + Coldplay "Trouble". Divirta-se.




Um comentário:

Deixe seu comentário.